PD&I - Embalagens Plásticas

Devido suas propriedades únicas, o uso dos materiais plásticos tem sido cada vez mais intensificado nas mais diversas áreas e, sem dúvida, uma das que mais se destaca é o mercado de embalagens, onde são altamente exploradas suas características físicas, mecânicas, de barreira a gases, dentre outras, para o aprimoramento de sistemas de embalagem visando a proteção do produto e do consumidor.

Contudo, a busca por inovações tecnológicas é uma característica marcante neste mercado. Isto se deve, em grande parte, ao aumento das exigências advindas dos consumidores que buscam melhor qualidade, mais segurança, menores custos e conveniência dos produtos acondicionados. Sendo assim, novas resinas, novos filmes, novas estruturas e novos designs são desenvolvidos constantemente visando atender às necessidades de diversos tipos de produtos, sejam eles já existentes ou novos dentre os mais variados tipos de mercado como o de alimentos e bebidas, farmacêutico, médico-hospitalares, higiene pessoal e beleza, produtos perigosos, produtos de limpeza, dentre outros.

O CETEA auxilia empresas e técnicos do setor na solução de questões relacionadas à pesquisa e desenvolvimento ou controle de qualidade de embalagens. O Laboratório de Embalagens Plásticas do CETEA conta com uma equipe de profissionais especializados, equipamentos modernos e inúmeras fontes de informações técnicas, voltados à assessoria na solução de problemas e à pesquisa e desenvolvimento de embalagens.

O CETEA ainda tem participação em comitês de estudo para elaboração de normas técnicas de qualidade para o setor, além de contribuir para o desenvolvimento de novos métodos de ensaio para avaliação de embalagens e materiais plásticos. Exemplo disto é o método para avaliação da resistência à compressão lateral de copos plásticos descartáveis que atualmente é ensaio de norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Linha de Pesquisa

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos | Av. Brasil, 2880, Campinas, SP - CEP 13070-178 - Caixa Postal 139 | Tel: 19 3743 1700 / Fax: 19 3743 1799 ital@ital.sp.gov.br