PD&I - Embalagens de Transporte e Distribuição

Pesquisa e Desenvolvimento

A distribuição de qualquer produto pode ser definida como a colocação do produto no local e tempo certos e em condições perfeitas de uso. A logística se preocupa com os dois primeiros elos dessa corrente.

Contribuindo para que toda esta cadeia trabalhe de maneira adequada, o Laboratório de Embalagem de Transporte e Distribuição - LED do CETEA reúne os conhecimentos e a estrutura necessária ao adequado dimensionamento dos sistemas de embalagem destinados ao transporte e distribuição.

No mundo moderno, desenvolver um sistema de embalagem de distribuição implica no uso de técnicas de análise de sinais e de comportamento dinâmico dos componentes constituintes do sistema. O uso otimizado dos espaços disponíveis no transporte e na armazenagem torna-se cada vez mais importante, envolvendo uma análise dimensional do sistema para sua adequação.

Atualmente a padronização dos elementos da cadeia de distribuição, sobretudo o palete e as carroçarias dos caminhões, bem como a atualização dessas informações, são de grande importância para a otimização logística. Com a tecnologia hoje disponível, a simulação dos meios de transporte em laboratório é um fato, trazendo a seus usuários uma economia de tempo e recursos humanos e financeiros, padronizando a forma de teste e a análise da carga.

O uso de materiais mecanicamente adequados e ecologicamente corretos tem se tornado importante quando se trata de mercado nacional, e fundamental no caso de exportação.

Os custos decorrentes do uso excessivo de materiais ou de um índice elevado de perdas são proibitivos para um mercado que se torna cada vez mais globalizado e competitivo.

Linhas de Pesquisa

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos | Av. Brasil, 2880, Campinas, SP - CEP 13070-178 - Caixa Postal 139 | Tel: 19 3743 1700 / Fax: 19 3743 1799 ital@ital.sp.gov.br