PD&I - Embalagens de Vidro

O setor de embalagens no Brasil tem apresentado constante desenvolvimento tecnológico ao longo dos anos e o segmento de embalagens de vidro tem acompanhado essa evolução, com investimentos significativos em recursos tecnológicos e aprimoramento profissional, de forma a agregar inovações que atendam aos requisitos de modernidade, juntamente a um aumento na produtividade e qualidade de seus produtos, compatíveis com padrões internacionais.

O Laboratório de Embalagens de Vidro - LEV tem acompanhado este processo evolutivo, capacitando-se continuamente para suprir as necessidades de mercado, liderando estudos de projetos de pesquisa, atividades de assistência tecnológica, ensaios e treinamentos específicos para fabricantes e usuários de embalagens e artigos de vidro para produtos alimentícios e bebidas ou de uso doméstico, produtos farmacêuticos e cosméticos, com ênfase em técnicas de análise relacionadas à avaliação dimensional, física, química e de desempenho mecânico, avaliação de sistemas de fechamento e diagnóstico de fratura, de maneira a interagir e apresentar sugestões de melhorias, sempre que pertinente, durante o desenvolvimento da embalagem/produto, visando a sua adequação e otimização ao uso. Atua também em perícias técnicas sobre sistemas de fechamento visando o levantamento de informações sobre a condição de lacração.

O intenso processo de implantação das inovações tecnológicas e dos programas de melhoria da qualidade de embalagens de vidro visam atender os requisitos e exigências dos modernos equipamentos disponíveis nas indústrias usuárias de embalagens de vidro, com altos índices de automação e sistemas de inspeção em linha, os quais exigem o cumprimento de requisitos de qualidade cada vez mais rigorosos das embalagens de vidro.

Linha de Pesquisa

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos | Av. Brasil, 2880, Campinas, SP - CEP 13070-178 - Caixa Postal 139 | Tel: 19 3743 1700 / Fax: 19 3743 1799 ital@ital.sp.gov.br